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Como tirar o CMA

Definição

O CMA é o Certificado Médico Aeronáutico que, baseado no RBAC 67, afirma que um candidato está apto a operar uma aeronave sob as diversas forças e características típicas do voo, como força G, ruído constante, ar rarefeito, temperatura elevada, e outros. Sem esse certificado o aluno não poderá sequer iniciar suas aulas de voo.

Na descrição a seguir irei detalhar a sequência e processos dos exames baseado nas experiências que vivi fazendo e renovando meu CMA no HASP - Hospital da Aeronáutica de São Paulo, entretanto, boa parte dos processos e detalhes dos mesmos, são padrões tanto nos outros Hospitais da Aeronáutica, quanto nas Clínicas Particulares homologadas pela ANAC. O meu primeiro CMA da vida foi inclusive feito através de uma clínica, e apenas posteriormente migrei para o HASP.

Caso você deseje saber detalhes que não serão tratados neste guia, como conselhos sobre a escolha entre "Hospital x Clínica", agendamento do exame, lista de exames para convênio, a diferença entre aprovação/pendência/reprovação e ainda a lista de problemas de saúde que reprovam e os que não reprovam no exame, leia o Guia: Como se tornar Piloto Privado de Avião ak.a. "Guia: PPA", onde anteriormente detalhei essa introdução ao CMA. Caso você tenha caído de paraquedas neste guia, recomendo pausar a leitura e iniciar por este anterior:

 As Classes do CMA

O CMA é divido entre classes de acordo com as exigências físicas e responsabilidade de cada atividade aérea na qual o certificado se mostra necessário:

4ª Classe: Pilotos de Aviação Leve e Pilotos de Planadores.

3ª Classe: Controladores de Tráfego Aéreo.

2ª Classe: Pilotos Privados, Comissários de Voo, Pilotos de Balão e Mecânicos de Voo.

1ª Classe: Pilotos Comerciais, Pilotos de Linha Aérea e Pilotos Privados com habilitação IFR.

Caso você deseje seguir com a profissão de piloto, o CMA de 2ª Classe será o seu inicial ao começar o curso de Piloto Privado, sendo obrigatória a evolução para o de 1ª Classe ao longo do curso de formação em Piloto Comercial. Também é possível fazer diretamente o de 1ª Classe, porém nem todos o fazem de início devido a validade de 1 ano do CMA de 1ª Classe, enquanto o de 2ª Classe vale por 5 anos (ambos, para menores de 40 anos).

Ingressando no Hospital da Aeronáutica

Após ter o seu dia devidamente agendado (vide instruções no Guia: PPA) e estando de jejum de 12h, o candidato deve se apresentar para o primeiro de dois dias de avaliações, prática comum na maioria dos Hospitais, se iniciando das 6h30 às 7h30 e finalizando às 12h00 em ambos os dias.

Se informe sobre os meios para o local para não chegar atrasado, o que geralmente não é tolerado, e se possível opte por ir de carro, táxi ou ônibus, pois ir andando longas distâncias pode deixar seu coração e pressão com alterações devido a este exercício, mesmo que breve.

Apesar da maioria dos Hospitais possuir estrutura para fazer todos ou grande parte dos exames, em alguns é necessário levar exames prontos para serem apenas avaliados pelos oficiais médicos. No caso específico do HASP os candidatos tem de levar o Eletroencefalograma e o Raio X panorâmico da arcada dentária, pelo fato do local não dispor de equipamentos para tal.

(Para seguir se informando, leia o guia completo no Canal Piloto)