Existem alguns momentos na aviação militar que são mágicos pela perfeição da obra. Quando digo da obra, falo do todo, do homem que comanda a máquina e da maquina que, milimetricamente, obedece a cada comando do homem, mesmo tendo que lutar contra adversidades naturais ou criadas em função da situação vivida. Assim é o REVO, Reabastecimento em Vôo, um momento mágico da aviação, em que, Aviação de Transporte e de Caça se interligam, como que por um cordão umbilical, propiciando ao favorecido a possibilidade de viver e voar... Quando o Caçador chega até o Reabastecedor sua situação é crítica, combustível no final... Às vezes tudo que se pensa é na impossibilidade do erro, que pode trazer conseqüências trágicas e irreversíveis... Já o Reabastecedor tem em suas mãos a vida do reabastecido, do caçador, errar, nem pensar... E aí, acontece o que existe de mais belo na aviação militar e que HANGAR T-6 captou com exclusividade para você assistir comodamente na poltrona de sua sala ou na sala de aula, observando em detalhes o momento do REVO e a união da aviação de transporte e de caça, dando ao ato a força e a dimensão que ele tem e representa. Gravamos em Santa Maria e Rio Grande do Sul, o reabastecimento acontecendo sobre os Pampas Gaúchos, o reabastecedor, nosso KC-130 do 1°/1° Grupo de Aviação, full combustível e os caças, aeronaves AMX(A1) do 1°/10° Esquadrão Poker e do 3°/10°, os vôos na ala realizei na boa companhia do Cel. Quintilhano, hoje Cmte. do 3°/10°, Esquadrão Centauro. E como não poderia deixar de ser, voamos sobre a selva amazônica para trazer até você com exclusividade o reabastecimento do F-5, tendo como aeronave reabastecedora o B707 – KC137, do 2°/2° Grupo de Aviação, Esquadrão Corsário. Repare com bastante atenção a perícia de nossos pilotos, o tamanho da cesta e do probe em relação à cabeça do piloto e principalmente a luta do homem e da máquina contra o tempo e contra os efeitos naturais da física... Críticas, dúvidas e sugestões aguardamos seus e-mails para [email protected], no mais vamos curtir um pouco mais do REVO com quem foi pioneiro e com quem o faz, dando assim às nossas aeronaves de caça capacidade para cruzar nossos céus de norte a sul e de leste a oeste, tendo com único propósito a defesa de nosso território, de nosso povo e de nossa soberania. • B737-800 da GOL Chovia torrencialmente em Congonhas/SP, nosso vôo estava aguardando autorização da torre para decolar... Enquanto isto, eu (Evangelista) e minha produtora Márcia observávamos com admiração a postura profissional daqueles dois pilotos, Cmte. Consani e Co-piloto Langreney, que mais uma vez checavam os aviônicos de nossa plataforma B737-800 da GOL. Nos intervalos conseguimos gravar alguns dados muito interessantes sobre esta belíssima aeronave, aliás, o vídeo tem também depoimentos do Vice-Presidente Técnico da Companhia, esclarecendo detalhes técnicos desta aeronave. Estou falando do Comandante David Barioni, homem simples... Porém conta em sua carreira com milhares de horas de vôo em diversas plataformas, além de, junto com o Constantino Júnior, conceber e montar, o que hoje se tornou um case de marketing na aviação mundial, a GOL Transportes Aéreos... • ENTREVISTA COM O BRIG. MAURO GANDRA EX-MINISTRO DA AERONÁUTICA, EX-PRESIDENTE DO SNEA (SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS AEROVIARIAS) E ATUAL PRESIDENTE DO INSTITUTO DO AR DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ. Vou tomar a liberdade de chamar o Ex-ministro de Mauro Gandra, primeiro por sua jovialidade, e segundo pela desenvoltura com todos os temas mundiais ligados à aviação, é de deixar qualquer um de boca aberta... e principalmente pela sua coragem. Coragem de falar sobre a atual situação da aviação nacional, de dar sua opinião e apontar caminhos... sendo um crítico responsável... Homem suficiente para expor suas opiniões, se respeitando e principalmente respeitando todo seu conhecimento, adquirido ao longo dos anos. Mauro Gandra é antes de tudo, como diria o nordestino, “um cabra de valor”, ou como diriam os baianos, “um cara arretado”... Enquanto Mauro gravava sua entrevista em que ele comenta sobre a aviação nacional e desabafava sobre o caso SIVAM... pensava com meus botões... Como é fácil ser injusto neste país... Lembrei-me dele assinando documentos fundamentais para a continuidade da EMBRAER em sua gestão como Ministro da Aeronáutica no roll out do então EMB145... Lembrei-me do quanto este homem devotou e devota sua vida a este país e à aviação e principalmente penso, como devemos analisar tudo antes de bater o martelo quanto a qualquer fato da vida. Meu amigo Mauro Gandra... Pode ter certeza de que a história, não será injusta contigo... Hoje o SIVAM aí está, e com certeza a FAB a cada dia terá mais força para vencer obstáculos e se superar... Quando nos colocamos diante das dificuldades de nosso povo, descobrimos que não somos nada... Vale a pena conferir esta entrevista, é histórica... Duração: 118 min. (aproximadamente).